A Cultura Asiática
Todos pensam que Ásia e composta somente por Japão, China e Coreia, no entanto existe mais de 40 países com características e aspecto de vida diferente. A música, a arte, a literatura e a culinária são característica marcante na cultura asiática.
Embora seu povo seja marcado pela cor amarela, existem pessoas brancas e negas devido seus troncos étnicos.
Vietnã
VESTIMENTAS
A vestimenta dos vietnamitas se destacam quando falamos de sua cultura, chamado de Ao Daí feito inteiramente de seda admirado no mundo inteiro é um simbolo forte de sua cultura, se assemelha bastante com um vestido que vai do pescoço ao joelho e vem acompanhado pelo chapéu vem ganhando espaço no mercado e crescendo cada vez mais como um produto de exportação com grande sucesso.
Festival no Vietnã
O festival tet trung thu quando se comemora o ano novo lunar, é realizado nos primeiros quatro dias de Janeiro nesse curto período as ruas são decoradas com vermelho que é tradicional do Vietnã que também simboliza a alegria e felicidade. Outra importante parte de sua cultura é o Trung Nguven (dia dos mortos) em que a família oferece comida para seus antepassados, acreditam que seus espiritos vagueiam no 15º dia do sétimo mês.
Agora iremos falar um pouco sobre a rica cultura da China
Artigos principais: Cultura chinesa, Religião na China
A filosofia chinesa teve um impacto extremo na cultura do seu povo, tanto a nível erudito quanto a nível popular. As raízes da filosofia (e perspectiva religiosa) chinesa estão no Confucionismo, Taoísmo e Budismo (segundo a ordem cronológica).
No território chinês podemos encontrar diversas tradições religiosas, muitas delas dissemelhantes. A veneração dos antepassados, o islão, e outras religiões populares chinesas ombreiam com outras crenças onde se misturam as correntes filosóficas atrás referidas. O cristianismo (catolicismo e protestantismo), apesar de minoritário por ser de certa forma reprimido pelo governo comunista, não deixa, por isso, de ser uma religião de referência.
http://www.cpalsj.org/wp-content/uploads/2015/01/Screen-shot-2015-01-14-at-15.45.12.png
A literatura chinesa tem uma antiguidade insuperável, em relação às outras civilizações. A invenção da impressão, atribuída aos chineses, não será alheia a este facto. Antes desta invenção, os Clássicos chineses e os textos religiosos (principalmente do Confucionismo, Taoísmo e Budismo) eram manuscritos a tinta, com pincéis. Com o fim de comentar e refletir sobre estas obras, os estudantes reuniam-se em várias academias ou escolas, muitas das quais eram apoiadas pelo império. A casa imperial participava, não raramente nessas discussões filosóficas.
A cultura chinesa tem, tradicionalmente, uma grande reverência para com os filósofos, escritores e poetas clássicos. No entanto, os escritos deixados por muitos dos sábios clássicos são muitas vezes pontuados de descrições irreverentes, críticas e ousadas da vida cotidiana chinesa da sua época. (Ver Lista de escritores chineses e Lista de poetas de língua chinesa).
Os chineses criaram diversos instrumentos musicais, como o zheng, o xiao e o erhu, que se difundiram pelo leste e sudeste asiático. O sheng serviu de origem a muitos instrumentos de palheta livre ocidentais. Os caracteres chineses têm ( e tiveram) diversas variantes e estilos ao longo da história da China, tendo sido convencionada uma forma simplificada, em meados do século XX, na China Continental.
Uma arte milenar, nascida na China, a cultura dos Bonsai foi adaptada, posteriormente por outros países asiáticos, como o Japão e a Coreia.
Ver também:Budismo na China, Mitologia chinesa, Arte chinesa, Arte chinesa do papel,Poesia chinesa, Pintura chinesa
Interessante a pesquisa, e é bom saber sobre outras culturas, pois assim, ampliamos o nosso conhecimento diante do mundo. E achei bem legal o Ao Daí, muito lindo.
ResponderExcluir